Acelerando a sua TI

Notícias, artigos, dicas e tutoriais com todo conhecimento da Acelerati

Dicas de OneDrive

OneDrive é o serviço de nuvem da Microsoft que conecta você a todos os seus arquivos. Ele permite que você armazene e proteja seus arquivos, compartilhando com outras pessoas e acessando de qualquer lugar em todos os seus dispositivos.

Se usar o Microsoft 365, terá pelo menos 1 TB de espaço na nuvem, podendo ser alterado de acordo com o seu plano.

Todos os arquivos armazenados no OneDrive for Business são particulares, a menos que você decida compartilhá-los. Você pode compartilhar arquivos e pastas para poder colaborar em projetos. Se estiver conectado ao Microsoft 365, você ainda poderá compartilhar com parceiros de fora da sua organização.

Instalação e configuração

Se você estiver usando o Windows 10, seu computador já tem o aplicativo do OneDrive instalado – vá para a etapa 2.

Se você não tiver o Windows 10 ou o Office 2016, instale a versão do Windows do novo aplicativo de sincronização do Onedrive.Iniciar a instalação do OneDrive se você não tiver contas conectadas ao OneDrive

Se você não tiver uma conta conectada, use estas instruções para começar o OneDriveSelecione o botão Iniciar, procure por “OneDrive” e abra-o:

  • No Windows 10, selecione OneDrive.
  • No Windows 7, em Programas, selecione Microsoft OneDrive.
  • No Windows 8.1, pesquise por OneDrive for Business e selecione o aplicativo do OneDrive for Business.

 

Quando a Configuração do OneDrive iniciar, insira sua conta pessoal ou corporativa e selecione Entrar.

Se você já tiver uma conta do conectada ao OneDrive e desejar adicionar outra conta, faça isso nas Configurações do

OneDrive.Selecione o ícone de nuvem branca ou azul do OneDrive na área de notificação da barra de tarefas do Windows.

Pode ser necessário clicar na seta Mostrar ícones ocultos  , ao lado da área de notificação, para ver o ícone do OneDrive. Se o ícone não for exibido na área de notificação, pode ser que o OneDrive não esteja em execução. Clique em Iniciar, digite OneDrive na caixa de pesquisa e clique em OneDrive nos resultados da pesquisa).

Selecione Mais > Configurações

Nas Configurações, selecione Conta e, em seguida, selecione Adicionar uma conta.

Selecione Mais > Configurações

Quando a Configuração do OneDrive for iniciada, insira sua nova conta e selecione Entrar.

Selecione Mais > Configurações

Pontos chave na Configuração do OneDrive

Há duas telas na Configuração do OneDrive que vale a pena observar:

Na tela: Esta é sua pasta OneDrive, selecione Próxima para aceitar o local de pasta padrão para seus arquivos do OneDrive. Se você quiser alterar o local da pasta, selecione Alterar local – este é o melhor momento para fazer essa alteração.

Selecione Mais > Configurações

Na tela Todos os seus arquivos, prontos e sob demanda, você verá como os arquivos são marcados para mostrá-los somente online, disponíveis localmente ou sempre disponíveis. Os Arquivos Sob Demanda ajudam a acessar todos os arquivos no OneDrive sem precisar baixá-los e a usar o espaço de armazenamento do seu dispositivo. Selecione Avançar.

Exibir e gerenciar seus arquivos do OneDrive

Está tudo pronto. Seus arquivos do OneDrive serão exibidos no explorador de arquivos na pasta OneDrive. Se você usar mais de uma conta, seus arquivos pessoais serão exibidos em OneDrive – Pessoal, e os arquivos de trabalho aparecerão em OneDrive – Nome da Empresa.

Agora você tem um novo ícone de nuvem branca ou azul (ou ambos) em sua área de notificação, e seus arquivos estão sincronizados com seu computador. O ícone da nuvem azul aparecerá como OneDrive – [Nome do seu Locatário] quando você passar o mouse sobre o ícone.

Observação: Contoso é um nome de exemplo: o seu nome mostrará o nome da sua organização.

Sempre que você quiser alterar as pastas sincronizadas em seu computador, clique com botão direito nesse ícone de nuvem na área de notificação da barra de tarefas e selecione Configurações > Conta > Escolher pastas. Localize outras informações sobre sua conta e altere outras configurações do OneDrive aqui.

Sincronizar arquivos com o OneDrive no Windows

Com OneDrive, você pode sincronizar arquivos entre o seu computador e a nuvem, para que você possa acessar seus arquivos em praticamente qualquer lugar, em seu computador, em seu dispositivo móvel e até mesmo no site OneDrive em OneDrive.com. Se você adicionar, alterar ou excluir um arquivo ou pasta na sua pasta do OneDrive, o arquivo ou pasta será adicionado, alterado ou excluído no site OneDrive e vice-versa. Você pode trabalhar com os arquivos sincronizados diretamente no explorador de arquivos e acessar os arquivos mesmo quando estiver offline. Sempre que estiver online, quaisquer alterações que você ou outras pessoas fizerem serão sincronizadas automaticamente.

Este artigo descreve como baixar o Aplicativo de sincronização do OneDrive e entrar com sua conta pessoal, ou conta corporativa ou de estudante, para iniciar a sincronização. Se você usa o Aplicativos do Microsoft 365 para empresas, também pode sincronizar arquivos dos seus sites do SharePoint. Se você não estiver usando Aplicativos do Microsoft 365 para empresas, confira Sincronizar arquivos do SharePoint com o aplicativo de sincronização do OneDrive for Business (Groove.exe).

Para chegar ao OneDrive for Business:

  1. Entre no Microsoft 365 ou no seu site do SharePoint com sua conta corporativa.
  2. Na parte superior da página, selecione o inicializador de aplicativos e depois OneDrive.

OneDrive for Business faz parte da assinatura da sua organização para SharePoint Online em Microsoft 365 ou por meio de uma instalação local do SharePoint Server.

Armazenar ou compartilhar arquivos com o OneDrive

Compartilhar pastas e arquivos do OneDrive

Use o OneDrive para compartilhar fotos, documentos do Microsoft Office, outros tipos de arquivos e pastas inteiras com outras pessoas. Os arquivos e pastas armazenados em OneDrive são particulares até você decidir compartilhá-los e você pode ver com quem um arquivo do OneDrive é compartilhado ou parar de compartilhar a qualquer momento.

Como você desejar compartilhar?

Você pode copiar o link, ou envia-lo por E-mail
Copiando um link

Escolha essa opção para compartilhar itens com muitas pessoas que talvez você nem conheça pessoalmente. Por exemplo, você pode usar esses links para postar no Facebook, Twitter ou LinkedIn, ou compartilhar por e-mail ou mensagens instantâneas. Qualquer pessoa que tenha o link poderá exibir ou editar o item, dependendo da permissão definida.

Usuários com o link não podem carregar novos itens. Lembre-se de que o link também pode ser encaminhado.Vá até o site do OneDrive e entre com uma conta

Microsoft ou com uma conta corporativaSelecione o arquivo ou pasta que você deseja compartilhar, selecionando o círculo no canto superior do item.

Também é possível escolher vários itens para compartilhá-los juntos.No início da página, escolha Compartilhar.

Selecione Qualquer pessoa com o link pode editar para personalizar as opções de link.

Defina as opções desejadas no seu link e selecione Aplicar quando terminar.

  • Permitir edição – Quando você compartilha itens com esse tipo de link, as pessoas podem editar arquivos e adicionar ou excluir arquivos em uma pasta compartilhada. Os destinatários podem encaminhar o link, alterar a lista de pessoas que estão compartilhando os arquivos e as pastas e alterar as permissões dos destinatários. Se estiver compartilhando uma pasta, as pessoas com permissões de edição poderão copiar, mover, editar, renomear, compartilhar e excluir o conteúdo da pasta.
    Desmarcar essa caixa significa que as pessoas podem exibir, copiar ou baixar seus itens sem se conectar. Elas também podem encaminhar o link para outras pessoas. No entanto, elas não podem fazer alterações na versão do seu OneDrive.
  • Definir data de validade – O link só funcionará até a data que você definiu. Depois disso, o link será inválido e será necessário criar um link para os usuários que precisam de acesso ao arquivo ou pasta.
  • Definir senha – Quando um usuário clicar no link, ele será instruído a digitar uma senha para poder acessar o arquivo. Será necessário fornecer essa senha separadamente para os usuários.

OneDrive for Business opções adicionais

os usuários OneDrive for Business também têm a opção de restringir o nível de acesso (qualquer pessoa com o link, apenas as pessoas da sua organização, somente as pessoas com acesso existente ao arquivo, ou somente as pessoas que você especificar). Além disso, se você optar por desabilitar a edição, também poderá optar por impedir que os usuários baixem o arquivo.

  • Qualquer pessoa concede acesso a todas as pessoas que recebem o link, seja por encaminhamento de outras pessoas ou enviado diretamente por você. Isso pode incluir pessoas de fora da organização.
  • Pessoas na <Sua Organização> concede acesso ao link do arquivo a todas as pessoas da organização, seja por encaminhamento de outras pessoas ou enviado diretamente por você.
  • Pessoas com acesso existente pode ser usado por pessoas que já têm acesso ao documento ou pasta. Não altera as permissões no item. Use esta opção se deseja enviar apenas um link para alguém que já têm acesso. 
  • Pessoas específicas concede acesso apenas às pessoas que você específica, embora outros usuários talvez já tenham acesso. Quando alguém encaminha o convite para compartilhamento, apenas as pessoas que já têm acesso ao item podem usar o link.

A opção Permitir edição está ativada por padrão. No entanto, desmarque a caixa de seleção se preferir que as pessoas apenas exibam os arquivos. Isso pode ser ainda mais restringido selecionando a opção Bloquear download, o que significa que eles não podem salvar uma cópia local. Para arquivos do Word, você também pode clicar em Abrir no modo de revisão apenas para limitar as pessoas a deixarem comentários e fazerem sugestões no arquivo.

Quando estiver novamente na caixa de compartilhamento principal, selecione Copiar link para copiar o link para a área de transferência.

Observação: “https://1drv.ms” é a URL abreviada do OneDrive. As URLs abreviadas são úteis para compartilhamento via Twitter.

Cole o link em uma mensagem de e-mail ou em outro lugar em que esteja compartilhando o link.

Pastas de compartilhamento

Quando você compartilha pastas com permissões de edição, as pessoas que as recebem podem adicionar as pastas compartilhadas ao próprio OneDrive. Assim elas podem manter a pasta juntamente com suas próprias pastas e itens, mover itens facilmente entre pastas e trabalhar neles offline de um jeito mais fácil. Todas as atualizações que elas fazem são sincronizadas com a pasta compartilhada, portanto todos as pessoas que possuem acesso à pasta ficam atualizadas.

Como você desejar compartilhar?

Enviar link por e-mail

Escolha esta opção se quiser enviar um convite por e-mail a pessoas ou a grupos e manter o controle sobre quem você convidou. Isso permite que você remova a permissão de indivíduos ou de grupos específicos posteriormente, se precisar.

No campo Inserir um nome ou endereço de e-mail, comece a digitar os endereços de e-mail ou os nomes das pessoas com as quais você deseja compartilhar. Quando você começa a inserir informações na caixa, também pode escolher um contato na lista que aparece.

Se quiser, adicione uma nota para os destinatários.

Para alterar o nível de permissão, escolha Qualquer pessoa com o link pode editar.

Defina as opções desejadas no seu link e selecione Aplicar quando terminar.

  • Permitir edição– Quando você compartilha itens com esse tipo de link, as pessoas podem editar arquivos e adicionar ou excluir arquivos em uma pasta compartilhada. Os destinatários podem encaminhar o link, alterar a lista de pessoas que estão compartilhando os arquivos e as pastas e alterar as permissões dos destinatários. Se estiver compartilhando uma pasta, as pessoas com permissões de edição poderão copiar, mover, editar, renomear, compartilhar e excluir o conteúdo da pasta.
    Desmarcar essa caixa significa que as pessoas podem exibir, copiar ou baixar seus itens sem se conectar. Elas também podem encaminhar o link para outras pessoas. No entanto, elas não podem fazer alterações na versão do seu OneDrive.
  • Definir data de validade– O link só funcionará até a data que você definiu. Depois disso, o link será inválido e será necessário criar um novo link para os usuários que precisam de acesso ao arquivo ou pasta.
  • Definir senha– Quando um usuário clicar no link, ele será instruído a digitar uma senha para poder acessar o arquivo. Será necessário fornecer essa senha separadamente para os usuários.

OneDrive for Business opções adicionais

os usuários OneDrive for Business também têm a opção de restringir o nível de acesso (qualquer pessoa com o link, apenas as pessoas da sua organização, somente as pessoas com acesso existente ao arquivo, ou somente as pessoas que você especificar). Além disso, se você optar por desabilitar a edição, também poderá optar por impedir que os usuários baixem o arquivo.

  • Qualquer pessoa concede acesso a todas as pessoas que recebem o link, seja por encaminhamento de outras pessoas ou enviado diretamente por você. Isso pode incluir pessoas de fora da organização.
  • Pessoas na <Sua Organização> concede acesso ao link do arquivo a todas as pessoas da organização, seja por encaminhamento de outras pessoas ou enviado diretamente por você.
  • Pessoas com acesso existente pode ser usado por pessoas que já têm acesso ao documento ou pasta. Não altera as permissões no item. Use esta opção se deseja enviar apenas um link para alguém que já têm acesso. 
  • Pessoas específicas concede acesso apenas às pessoas que você específica, embora outros usuários talvez já tenham acesso. Quando alguém encaminha o convite para compartilhamento, apenas as pessoas que já têm acesso ao item podem usar o link.

A opção Permitir edição está ativada por padrão. No entanto, desmarque a caixa de seleção se preferir que as pessoas apenas exibam os arquivos. Isso pode ser ainda mais restringido selecionando a opção Bloquear download, o que significa que eles não podem salvar uma cópia local. Para arquivos do Word, você também pode clicar em Abrir no modo de revisão apenas para limitar as pessoas a deixarem comentários e fazerem sugestões no arquivo.

Selecione Aplicar para salvar as configurações de permissão e, em seguida, selecione Enviar.

Pastas de compartilhamento

Quando você compartilha pastas com permissões de edição, as pessoas que as recebem podem adicionar as pastas compartilhadas ao próprio OneDrive. Assim elas podem manter a pasta juntamente com suas próprias pastas e itens, mover itens facilmente entre pastas e trabalhar neles offline de um jeito mais fácil. Todas as atualizações que elas fazem são sincronizadas com a pasta compartilhada, portanto todos as pessoas que possuem acesso à pasta ficam atualizadas.

Mais cenários de colaboração

Microsoft 365 desbloqueia as maneiras modernas de trabalhar. Não importa se você estiver trabalhando em casa ou se houver uma emergência enquanto estiver ausente, você pode ter a tranquilidade de ter as ferramentas para ajudá-lo a se adaptar em qualquer lugar. Não importa se você está usando um laptop ou seu dispositivo móvel, pode facilmente fazer reuniões online, compartilhar arquivos do Office, trabalhar em coautoria em tempo real e ser produtivo em praticamente qualquer lugar.

Colaborar com colegas selecionados

Se desejar que outras pessoas editem com você, será possível compartilhar arquivos e colaborar com colegas de confiança facilmente para ter uma nova perspectiva. Quando você trabalha em conjunto dessa maneira, somente as pessoas selecionadas podem acessar e editar arquivos compartilhados. Mais tarde, você poderá compartilhar com uma equipe quando achar que está pronto!

Colaborar em equipe

A colaboração como uma equipe significa ter o menor conflito possível. Você deseja criar ideias sem problemas, organizar arquivos, participar de reuniões e colaborar com outras pessoas. Com o Microsoft Teams, todos podem trabalhar juntos como um – não importa se alguém está trabalhando remotamente ou em um fuso horário diferente, você pode fazer isso.

Práticas recomendadas para colaborar

Começar na nuvem

Ao trabalhar com arquivos no OneDrive, você tem uma base para compartilhar, editar em conjunto e colaborar. Chega de enviar anexos, lidar com várias versões e ficar restrito ao computador do escritório.

  • Salve seu arquivo no OneDrive e acesse-o de praticamente qualquer lugar usando o aplicativo do Office ou o navegador.
  • Compartilhe um arquivo do OneDrive com pessoas específicas ou use um link.
  • Não se preocupe: seus arquivos são confiáveis e estão seguros.
  • Sempre tenha a versão mais atualizada.

Começar em equipe

Em casa, no escritório ou em todo o mundo, permanecer no loop começa com o Microsoft Teams. Uma equipe pode ser formal ou flexível, pois você precisa delas. Crie uma equipe para todos que compartilhem o mesmo gerente ou crie uma equipe para um projeto especial. Com o Microsoft Teams, você terá um local central na nuvem para armazenar arquivos, se comunicar e colaborar.

  • Todos os seus arquivos de equipe, chats e muito mais em um só lugar.
  • Agende e participe de reuniões online com qualquer pessoa.
  • Trabalhe com segurança de praticamente qualquer lugar com os aplicativos móveis do Office e do Microsoft Teams.
  • Fique em sincronia e nunca se preocupe com arquivos desatualizados ou várias versões.

Coautoria em tempo real

Foi-se o tempo em que apenas uma pessoa podia trabalhar em um arquivo de cada vez. Quando precisar de ajuda para uma apresentação, você poderá convidar outros colegas confiáveis para ajudar na preparação. Isso significa que, enquanto você trabalha em um arquivo, eles também trabalhar. Você verá suas alterações, e eles verão o seu — ao fazer! Isso é uma coautoria com o Microsoft 365.

  • Use @mentions em comentários para obter a atenção de uma pessoa.
  • Edite em diferentes dispositivos e veja quem está em seu arquivo.
  • Veja as alterações feitas por outras pessoas e veja o que aconteceu enquanto você estava ausente.

Tudo em tempo real

Sua equipe foi convidada a apresentar em uma conferência, portanto, o planejamento começa no início do Microsoft Teams. Crie ideias livremente e naturalmente em uma conversa com sua equipe. Crie o PowerPoint diretamente em equipes nas quais todos possam acessá-lo facilmente, adicione o conteúdo deles e edite os slides juntos ao mesmo tempo.

  • Deixe as ideias fluírem em um fluxo de trabalho em tempo real com base em chat.
  • Use @mentions em comentários para obter a atenção de uma pessoa.
  • Colabore com colegas de equipe no mesmo arquivo ao mesmo tempo.
  • Use ferramentas de produtividade que se integram perfeitamente umas às outras.

Compartilhar à vontade

Se está trabalhado em uma proposta com outras pessoas, você sempre pode parar de compartilhar o arquivo a qualquer momento. Isso significa que você tem controle total sobre quem pode exibir, editar e acessar seus arquivos no OneDrive. Quando você achar que ele está pronto para ser compartilhado com uma equipe maior, poderá carregá-lo facilmente no Microsoft Teams ou em um site de equipe.

  • Gerencie com quem seus arquivos são compartilhados.
  • Compartilhe um arquivo do OneDrive com sua equipe para que todos possam acessá-lo.
  • Use o Microsoft Teams para atender online, depois compartilhe a tela e apresente o seu trabalho.

Compartilhar e apresentar com o Microsoft Teams

Você sempre pode adicionar mais pessoas ao Microsoft Teams, como revisores para dar a aprovação final e comentários. Agora que você já trabalhou com sua equipe e tem uma apresentação concluída, é hora de se preparar para a grande conferência. Usando o calendário no Microsoft Teams, você pode agendar uma reunião online e compartilhar facilmente o link com outras pessoas. Dessa forma, você pode apresentá-lo na conferência e também apresentar online para os participantes que não podem fazê-lo pessoalmente.

  • Convide outras pessoas para a sua equipe para fornecer informações ou comentários.
  • Compartilhe arquivos com participantes de fora da sua equipe.
  • Use o Microsoft Teams para atender online, depois compartilhe a tela e apresente o seu trabalho.

Deixei seu comentario a baixo, tire suas dúvidas, fique a vontade!

André Pacios
Executivo Acelerati