Acelerando a sua TI

Notícias, artigos, dicas e tutoriais com todo conhecimento da Acelerati

Home Office

O home office é uma realidade para cada vez mais profissionais em todo o mundo, principalmente agora com a COVID19. É uma forma de você cumprir suas tarefas com maior conforto e autonomia em sua casa, é uma vantagem para a empresa que deseja eficiência e redução de custos.

 Já é reconhecida as vantagens desse modelo mais flexível que faz os colaboradores atuarem mais felizes e traz bons resultados.

No Brasil o home office é uma tendência que já está conquistando empresas e profissionais no Brasil.

Basta uma conexão à internet e algumas ferramentas de comunicação para cumprir o expediente sem ter que ir até a empresa.

 Mas será que estamos adaptados a esse modelo flexível de trabalho?

Um estudo realizado há 3 anos pelo espaço de coworking Spaces, publicado no Brasil Econômico, revela que 55% dos 900 profissionais consultados no país já trabalham em home office pelo menos uma vez por semana.

Os números condizem com a pesquisa mundial Global State of Remote Work, realizada pela OWL Labs em 2018, que aponta que em 56% das empresas possuem modalidades e possibilidades de trabalho remoto.

Inclusive, nós profissionais sul-americanos somos mais propensos a trabalhar à distância em período integral.

Ou seja, no Brasil temos muitas oportunidades para desenvolver trabalhos flexíveis e home office.

Muitos almejam trabalhar à distância, porem temos que ter precauções antes de startar, e tem algumas coisas que você precisa saber:

Home Office, não necessariamente, significa trabalhar em casa, em muitas profissões é necessário que se viaje, e muito de nós acabamos trabalhando enquanto transitamos, usando alguns Aeroportos, Cafés, ou Bares para se conectar com nosso trabalho.

E não necessariamente você precisa arrumar um canto para seu home office em sua casa, você pode optar por um Coworking (escritório compartilhado) na qual possuem certas vantagens, você acaba fazendo networking com os frequentastes do local.

Nem toda posição organizacional tem a possibilidade de atuar como home office, há cargos de gestão que precisão estar presentes para reuniões constantes e ou alguma tarefa que exige a supervisão.

A empresa também tem que disponibilizar infraestrutura necessária para o funcionário poder atuar desta forma, ou seja, disponibilizar ferramentas de comunicação online.

E tão importante quanto ter as ferramentas necessárias, é saber se seus familiares estão dispostos a colaborar com esse ambiente corporativo.

E óbvio, não é todos os dias que estaremos de home office, alguma empresas solicitam que seus colaboradores periodicamente compareçam à empresa, 1, 2, ou 3 vezes na semana,  alguns casos que se tenha uma rotina maior em home office, periodicamente você irá para reuniões afim de manter o alinhamento com as outras pessoas da organização.  

Se você acha sensacional a ideia de trabalhar em casa, saiba que é necessário manter alguns hábitos para que você não caia em armadilhas e perca a sua produtividade, na minha visão, o mais importante, é vestir-se para trabalhar, no horário corporativo, deixe de lado aquele seu pijama ou camisetão e bermuda, já que uma roupa desleixada pode influenciar no seu dia-a-dia, e comprometer a sua imagem.
Por isso, aconselho que se você gosta e quer se manter no home office, coloque uma roupa adequada já que elas influenciam diretamente em nosso comportamento.

Não é só de alertas/precauções que um home office vive, logicamente existem as vantagens.

Com o home office se tem liberdade e autonomia, muitas vezes temos a flexibilidade de definir nossos horários, e escolher aquele em nos sentimos mais produtivos para executar as tarefas, nos dá liberdade de escolher os critérios que vamos adotar e os métodos de execução, e essa independência nos dá a chance de nos superarmos a cada entrega de projeto, dando maior foco e sem as interferências externas para traçar e alcançar as nossas metas.

Além de reduzirmos custos com transportes, estacionamentos e grandes possibilidades de aumentar os rendimentos se você for organizado e disciplinado.

Em home office, temos a possibilidade de ficarmos mais perto das nossas famílias, diminuir nosso stress, e ganhar aquele tempo preciso que perdemos diariamente nos locomovendo até a nossa corporação, existem pesquisas, que falam que o paulistano leva cerca de 03 a 04 horas no trajeto casa/trabalho, trabalho/casa, tempo ganho e saúde mental mantida.

Além disso tudo, podemos manter uma alimentação saudável, que muitas vezes não conseguimos, organizarmos o nosso espaço, e até brincar com o cachorro na pausa do café.

Para as empresas o home office, é muito vantajoso, tanto no engajamento do funcionário, quanto para a redução de custo.

Uma pesquisa feita pela indeed mostra as vantagens do home office para as empresas, como a redução do turn over, aumento de produtividade, economia com custos operacionais, e redução nos custos benefícios.
Ou seja, as empresas só tem a ganhar com a flexibilização dos métodos de trabalho, com o home office, é possível manter os melhores talentos e contar com pessoas motivadas, comprometidas, e envolvidas com a empresa.

Abaixo veremos algumas dicas de home office, e alguns item que não podem faltar.

Crie um local de trabalho para você

Estabeleça um cômodo da casa como seu escritório, lá você vai colocar tudo que precisa utilizar.
De sempre preferência por lugares silenciosos, bem iluminado, arejado.
Fuja de janelas com acesso a rua, ou playground do prédio por exemplo.

Decore com fotos da família, uma plantinha na mesa, uma bandeirinha do seu time preferido, trate seu home office como seu escritório.

Estabeleça Horários

Não é por que você está trabalhando em casa, que tem que executar jornadas de trabalho excessivas, mantenha horários semelhantes à jornadas rotineiras de escritório, estabeleça uma carga horaria e cumpra.
E no final do expediente saia do trabalho, levante-se , mesmo por que se você estivesse em um escritório convencional você teria que se locomover, e não estaria acessível

Independente do horário que você escolha trabalhar. Se você se sente mais produtivo a noite, e seu trabalho permite isso, por que não? Aliás, essa é uma das vantagens do home office.

Evite Distrações

Sabemos que em casa temos um serie coisas que causam distrações e interferências em nossa rotina, e isso será um dos nossos principais desafios.
Para isso precisamos contar com a colaboração de nossos familiares, deixando claro que não podemos ser interrompidos.

As pessoas terão que entender que você está trabalhando de casa, e não pode interferir na sua rotina com problemas pessoais, peça para seu filho com aquele problema de matemática lhe procurar a noite para ajuda-lo, se não a sua produtividade vai embora.

Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar o Planner da Microsoft, o Trello ou o wrike são alguns exemplos de ferramentas que te ajudará em relação à produtividade.

Comunique-se

Estabeleça contato frequentemente com as pessoas que trabalham com você, chefe, colegas, clientes e fornecedores.

Mesmo por que como se diz naquele dito popular, “Só é lembrado quem aparece”, não caia em armadilhas, não se torne apenas aquela pessoa atrás do computador.

Sempre que possível, faça reunião com clientes e/ou fornecedores, informe seus gestores sobre novos trabalhos que serão iniciados, ou seja mantenha-se em contato.

Existe uma serie de ferramentas de comunicação que você pode utilizar para isso, Telefonia IP com possibilidade de fazer Call’s e conferências, plataformas de Web Meeting como o 3CX, Teams da Microsoft, ou ferramentas disponibilizadas pela suíte da Google.

Faça pausas

Quando estamos presentes no escritório, sempre fazemos aquela pausa para um café, um lanche, beber uma água, ir ao banheiro.

A cada uma hora, levante, faça uma pausa, espaireça, essas pausas são fundamentais para destravar aquele projeto ou tarefa que parece impossível de resolver.

As vezes trabalhar em casa parece um grande desafio manter-se produtivo, mas não seja tão duro com você, evite passar horas à frente do computador, faça uma pausa

Organização

Mantenha seu escritório organizado, não é porque você está trabalhando em casa, que seu escritório tem que ser bagunçado.
Assim como em um escritório convencional, um local organizado, aumenta a produtividade.

Lembre-se que a única pessoa que se beneficiará com isso é você mesmo, evite aquela coisa de “Ah, ninguém vai ver”.

Que tal algumas ferramentas que lhe ajudará no seu dia-a-dia

Monitor

Estudos indicam que um segundo monitor aumenta a produtividade cerca de 30%, pois ele reduz o tempo para a realização de tarefas, nada melhor do que o conforto e a facilidade que ele oferece, já que ele aumenta sua área de visualização e torna o trabalho mais eficiente.

Fones de ouvidos

Bons fones de ouvido para quem trabalha com áudio/vídeo são ferramentas fundamentais.

Para aqueles que gostam de trabalhar ouvindo uma boa música, ele lhe ajudara nessa imersão.

Além de fugir dos barulhos externos que vizinhos ou animais podem causar.

Teclado e Mouse

Nada mais desconfortável, usar teclado e mouse de um notebook enquanto ele está em um suporte, por isso nada mais essencial do que ter um bom teclado e mouse em sua mesa, mesmo porque esses itens evitam o desgaste do note, e um item ergonômico aumenta a sua produtividade.

Suporte

Um suporte de notebook, ajuda muito a manter uma boa postura na frente do notebook, existem vários tipos no mercado, o que recomendo é um com cooler, evitando que o notebook aqueça e influencie no desempenho da máquina, causando lentidão, e reduzindo a vida útil do equipamento.

Cadeira

Já que tocamos no assunto de postura, uma boa cadeira apropriada para o trabalho lhe oferece uma boa ergonomia e conforto, aumentando a sua produtividade, atenção, e energia e evitando dores nas costas.

Existem vários tipos de cadeiras, com regulagem de braço, de altura, existem cadeiras gamers, que oferecem ainda mais conforto e adaptabilidade

Anotação

Existem várias formas e objetos para utilizar, um caderno, agenda, post it, ou meios digitais como bloco de nota, planner.

Como em um escritório convencional, você vai passar por momentos de grandes fluxos, e precisará de algo para anotar uma ideia ou pendência, já que anotações rápidas, são essenciais para o nosso dia-a-dia

Calendário

Home office exige que se tenha mais atenção, organização e planejamento para a execução de suas tarefas e que seus prazos sejam cumpridos, já que ninguém controlará suas atividades diárias.

Por isso precisará de um, podendo utilizar meios digitais como agenda do outlook ou do teams da Microsoft, um planer, ou um bullet journal.

Conclusão

Enfim, depois dessas dicas de home office, você já deve ter uma ideia de como aperfeiçoar as suas rotinas da empresa

Sabemos que temos muito mais vantagens do que preocupações, já que teremos mais liberdade, flexibilidade de horários e adaptabilidade da rotina e logico, fugimos do trânsito do trabalho/casa

Sempre encare o home office a sério, para que ele valha a pena você precisa imprimir seu próprio ritmo de produção e manter o foco.

Agora cabe a você decidir se está pronto para essa nova rotina.

Deixe seus comentários aqui sobre seus planos, e de como podemos aproveitar ainda mais essa nova tendência mesmo que forçada por conta do Covid19

 

 

 

André Pacios

Executivo Acelerati